My World... My Life...


 
 

Coppélia

Ficha Geral

Nome: Coppélia.
Coreografia: Arthur de Saint-León.
Música: Léo Delibes.
Libreto: De Nuitter e Saint-León.
Cenário: Cambon, Despléchin e Lavastre.
Estréia: O bailado estreou no Teatro Imperial da Ópera de Paris no dia 25 de maio de 1870.
Principais papéis: Nos principais papéis estavam Giuseppina Bozacchi( Swanilda)-então com 15 anos e E. Fiocre (Frantz).

História

Ato I:Praça de uma cidade da Cracóvia.

Swanilda, a jovem mais bonita da aldeia, está noiva de Franz. Certo dia ele fica encantado por uma moça, suposta filha do Dr copélius, que todas as tardes dedica-se à leitura na janela da casa deste senhor que é um velho que fabrica brinquedos e com uma reputação de bruxo. Ele faz de tudo para chamar a atenção dela: a chama para descer, convida-a para dançar, manda beijos, mas não obtém reação. Pois Coppélia não passa de uma boneca mecânica que faz o movimento de atirar beijos, no que é respondida por Frantz.Swanilda os flagra e promete vingar-se. Ela acaba por interrogar Franz sobre o acontecido, durante uma discussão. Swanilda está enciumada: seu noivo, Frantz. Muda a cena. Na praça, os camponeses estão a dançar a mazurca enquanto Swanilda e Franz fazem um encontro forçado pelos amigos. Swanilda diz não ouvir o barulho de seu trigo, mas ele insiste que ouve, o que significaria a harmonização do amor entre o casal.
Os jovens e Franz decidem fazer uma brincadeira com doutor Coppelius, na qual sua chave fica caída no chão e Swanilda e suas amigas pegam-na e entram na casa do Doutor coppelius. Para provar sua indiferença, Swanilda, dança uma czarda com os amigos. Ela recolhe a chave que o Dr. Coppelius deixara inadvertidamente cair e chama as amigas. Temeroso, o grupo abre a porta e entra na loja do misterioso velhinho.


Ato II: Interior da casa do dr. Coppelius.

Doutor coppelius, intencionando insuflar vida a Coppelia e não percebendo ser Swanilda, começa a realizar mágicas. Pensa ter conseguido quando Swanilda dança, mas ao teimar com o velho e mexer nos bonecos, é mandada para a varanda de volta.
Franz invade a casa atrás de Coppelia e swanilda e ele se encontram. Tanto Franz quanto doutor coppelius descobrem a verdade.

Interior da loja. Coppélia está sentada entre outros bonecos, tendo um livro nas mãos. Ao se aproximarem, Swanilda e as amigas descobrem que ela é uma boneca de corda. Aliviadas colocam todos os bonecos em movimento. Nesse momento, o dr. Coppelius entra e flagra as moças, que fogem, mas Swanilda permanece escondida na varanda de Coppelia e resolve vestir sua roupa e fingir ser a boneca, pois resolve pregar uma peça no velho vestindo-se com as roupas da boneca e assumindo o seu lugar. Varios bonecos e bonecas dançam: escocesas, espanholas, arlequins, etc.

Entra Fratz , em busca da “filha” de Coppelius. Este aproveita a oportunidade para tentar realizar um sonho: através de passes mágicos transferir a vida de alguém para a sua Coppélia. Ele força Frantz a beber até que fique embriagado. Realiza então uma série de passes cabalísticos, Swanilda entra na brincadeira e finge ganhar vida, deixando o velho enlouquecido com suas danças rápidas e sensuais. Por fim, preocupada com o noivo, resolve acabar com o jogo e revela sua identidade. Coppelius desmaia e a dupla foge.

Ato final: O Casamento

Esse ato é na verdade um brilhante divertimento. Os vilarinhos estão reunidos para celebrar a benção do sino da igreja e o casamento de Fratz e Swanilda. O Dr. Coppelius entra furioso exigindo uma indenização dos prejuízos causados em sua loja. Os noivos lhe dão então o dote de Swanilda como indenização. Ele vai embora satisfeito. Os noivos e depois todos os convidados dançam, finalizando a peça.O balé se encerra em clima de alegria e confraternização geral.

 

 
 
 
 
 

Para mim o Ballet é tudo...
Seus movimentos, sua mú sica, sua poesia...
Uma arte completa e mãe de todas as artes...
Da encenação ao sofrimento real de uma bailarina... amode ponta a parte...

Orkut: July...
Skype: july.ambrosio

†‡Studio de Dança Daniela Alonso‡†
†‡Maira‡†
†‡Iany‡†

‡†Kirov
Royal Brasil
American Ballet
Bolshoi Brasil
Cuballet
Ballet Nacional
Ballet Cisne Negro
Complexo Royale
Ballet Evelyn
Academia Fama
Ballet Paula Castro
Balé Stagium
Ballet Studio
Petit Ballet
Juliana Omati

Paula Castro Ballet

Do Dance
Só Dança
Cecilia Kerche
Capezio
Balletto